top of page
Buscar
  • POR: Victor Garcia - ESTATÍSTICAS E ECONOMIA

Sobe taxa percentual nacional de Preços ao Consumidor Amplo para 0,82%


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), relacionado ao mês de outubro em comparação ao mês de setembro de 2015, teve um aumento calculado em 0,28%. As taxas percentuais revelam que o IPCA referente ao mês de setembro deste ano fechou em 0,54%.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta taxa percentual é a mais alta registrada dirigida aos meses de outubro desde 2002, cujo percentual do IPCA chegou a alcançar 1,31%. A soma total acumulada do IPCA até o momento, é, conforme informação do IBGE, de 8,52%.

Segundo a Coordenadora de Índices de Preços ao Consumidor do IBGE, Eulina Nunes, os aumentos no mês de outubro devem-se aos fatores mais impactantes que contribuíram significativamente para este aumento, os quais são citados logo abaixo:

  1. Os preços dos combustíveis: álcool e gasolina;

  2. Os preços dos alimentos e bebidas;

Conforme os dados do IBGE, outros grupos específicos revelados com índices mais impactantes neste aumento são: os preços do gás, energia elétrica, mão de obra para pequenos reparos, aluguel, artigos para limpeza, excursão, plano de saúde, empregado doméstico, telefone fixo e celular.

A base total referente ao valor percentual da somatória cumulativa, até o final de mais um ano completo decorrido, segundo o IBGE, é de 9,93%. Valor final maior do que o referente ao fechamento do ano de 2014.

Os maiores índices são encontrados especialmente no Estado do Paraná, que até o momento seu valor total cumulativo alcança 10,12%. Acompanhe todos os detalhes no vídeo com as informações de Eulina Nunes.

1 visualização0 comentário
bottom of page